VIOLÊNCIA DOMÉSTICA como você e sua empresa podem evitar esse problema e ajudar suas colaboradoras.

Além da Covid-19, há um surto silencioso há anos vivenciado nos lares brasileiro: a violência doméstica!

Com as medidas impostas pelo isolamento social, a violência doméstica sofrida por mulheres, jovens e crianças aumentaram assustadoramente e em Briga de Marido e Mulher Deve-Se Sim Meter A Colher!

No mês de abril de 2020 subiram em 35% as denúncias só na Central de Atendimento à Mulher o disque 180.

Os agressores, em sua esmagadora maioria, além de residirem com a mulher, as vigiam constantemente e, assim, fica mais difícil para que as denúncias sejam efetuadas.

Algumas boas ações já estão em curso, que podem ser utilizadas para que as mulheres e, por que não, jovens e crianças peçam ajuda por estarem sendo vítimas de agressão e, assim, sejam tomadas medidas para sua proteção e que os agressores sejam punidos.

A mulher que está sendo vítima de violência mostra a palma da mão marcada com um X vermelho e atendentes de farmácia/drogaria acionarão a Polícia e encaminharão o acolhimento da vítima – esta situação já é realidade em várias cidades do Brasil.

No mundo digital o App Magalu, da famosa rede de lojas Magazine Luiza de eletrônicos, há um discreto botão de pânico para denunciar violência contra a mulher e seu uso neste mês de maio registrou um aumento de 450% em relação ao mesmo mês ano de 2019.

No Instagram da mesma empresa, vítimas podem ser atraídas com produtos de maquiagem para “esconder manchas e marquinhas” das agressões, mas direciona a mulher a usar o botão de denúncias. 

Há plataformas especializadas no atendimento às vítimas como o Mapa do Acolhimento que oferece ajuda psicológica ou jurídica para mulheres que sofrem violência de gênero.

Você e a empresa que você trabalha podem e devem dar um basta na violência doméstica. 

O importante é não se calar quando o assunto é violência doméstica! 

Você pode até não se envolver diretamente, mas jamais se omitir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *