TIPOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA que você ou sua colaboradora podem estar sofrendo!

Pela Lei Maria da Penha/Lei nº 11.340/2006 há ao menos 5 tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Você, a sua empresa e suas colaboradoras devem estar atentas a essas mazelas da sociedade!
A violência física é, por exemplo, agressão por espancamento, atirar objetos, sacudir os braços, sufocamento ou estrangulamento e lesões com objetos.
Já violência psicológica é ameaça, constrangimento e humilhações, isolamento (como proibir de estudar e viajar ou falar com amigos e familiares), a vigilância e perseguições constantes, insultos e ridicularizações, limitação do direito de ir e vir, dentre outras.
A violência sexual, que é a conduta que obrigue a mulher em participar de relação sexual não desejada por meio de intimidação e ameaça como, por exemplo, o estupro, obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou repulsa, impedir o uso de anticoncepcionais ou mesmo forçá-la a abortar, forçar gravidez ou prostituição.
A violência patrimonial é o controle do dinheiro, a destruição de documentos pessoais, o estelionato, a privação de bens, valores ou recursos econômicos ou mesmo deixar de pagar a pensão alimentícia.
A violência moral é considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria como acusar a mulher de traição, fazer críticas mentirosas, exposição da vida íntima, rebaixar a mulher por xingamentos.
Esses e outros abusos contra a mulher estão em todos os lugares, sejam eles em locais privados ou públicos.
Cabe a todos lutarmos contra cultura da violência e discriminação.
Sua empresa não pode compactuar com essas agressões.
Não fiquemos calados, tampouco omissos – denunciem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *